Pudim de Doce de Leite, garanta a sobremesa de domingo

Ingredientes
  • – 2 Latas de leite condensado cozidas na panela de pressão
  • – 395 ml de leite integral (mesma medida da lata do leite condensado)
  • – 3 ovos inteiros
  • Para a Calda:
  • – 1 xícara de açúcar
  • – ½ xícara de água

Modo de Preparo

Comece pela calda de caramelo.

MÉTODO ÚMIDO: Em uma forma de alumínio com buraco no meio, 18 de diâmetro, coloque o açucar, a água, misture e leve ao fogo médio, após ferver abaixe o fogo para mínimo e deixe cozinhar, sem mexer para não açúcarar até engrossar, até o ponto de calda de caramelo (12-15 min) E está pronta! Desligue o fogo, e espalhe a calda, pela forma caramelizando-a.

O método úmido é mais fácil e garantia de sucesso de uma calda bem feita.

Dica:O caramelo continua a cozinhar depois de retira-lo do fogo, por isso retire-o do fogo segundos antes de obter a cor desejada. Ao mesmo tempo e enquanto a calda carameliza …. aproveitamos para fazer o pudim: No copo do liquidificador, coloque as 2 latas de doce de leite reservadas e 3 ovos inteiros.

Dica: Antes de acrescentar os ovos à massa, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro em uma tijelinha antes de leva-lo ao liquidificador, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo esteja estragado, você não perde todos os ovos. Junte ao copo de liquidificador 1 medida da lata de leite integral.


Dica: Se preferir mais suave, menos doce, ao invés de 1 medida de lata, coloque 2 medidas de lata de leite.

Ele vai ficar com uma textura mais leve e um sabor mais delicado. Bata ligeiramente, 30seg, máximo por 1 minuto somente até misturar os ingredientes, até que fique uma massa cremosa e homogênea.

O segredo para que o pudim não fique com furinhos é não bater muito, para não formar ar interno.

Apenas bata, misturando os ingredientes e pronto.

Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelizada.

Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o gosto de ‘ovo’. Preencha a forma untada com a calda de caramelo com a mistura do pudim, cubra com papel alumínio e leve ao forno, em banho-maria .

Ligue o forno a 190º até que fique consistente, cerca de 1hora a 1h30 minutos, dependendo da potência de cada forno. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e leve a geladeira até gelar.

Sirva bem gelado e encante à família toda Experimenta, é uma delícia!

Dica light: Substitua o leite por desnatado e o leite condensados por light. Dica sem lactose: Substitua por leite e leite condensado de soja.


Loading...